INVERNO 2017 - Movimente-se.

Briefing:
Criar o conceito da coleção de inverno adulto e infanto-juvenil de 2017.

Processo criativo:
Pesquisei e analisei tendências da moda e do mercado/consumo no WGSN. Os estilistas da marca viajam todos os anos para algum lugar do mundo para fazer pesquisas. Neste ano, fomos para Europa, que se tornou o foco dos meus estudos. Estudei 5 cidades: Amsterdã, Dusserdolf, Barcelona, Praga e Marselha. Estudei a cultura dessas cidades e o comportamente de seus habitantes, tudo para encontrar um fator em comum além da arte e arquiterura: liberdade. Fiz um estudo linguístico profundo, que me levou aos conceitos da psicologia e genética, que por sua vez me guiou ao conceito Movimente-se. Você pode ler esse estudo aqui. Depois de desenvolver o conceito, criei algumas opções de nomes, e a diretoria escolheu o Go>, com essa seta, por ser mais fluído e de fácil compreensão.

Logotipo:
O designer tranformou o conceito movimente em uma marca mutante,  onde a seta faz referência direta aos ponteiros de uma bússola e também ao play de um vídeo. Todos os vídeos criados levam este conceito.

O que é o Movimente-se - aspectos racionais

Movimento é o ato de se mover sem qualquer restrição interna ou externa. Mas o que nos coloca em movimento? A Física nos fala de impulso, que é uma força que te impurra para frente, um ímpeto. A psicologia nos fala de pulsão, que é uma carga de energia que direciona o comportamento, que motiva o ser humano a agir na direção de uma satisfação. Mas e os fatores externos, não contam? Essa pergunta me levou à Genética, onde descobri pesquisas feitas com gêmeos idênticos que foram separados ainda na infância e colocados em situações extremas. Mesmo assim, eles apresentavam semelhanças de personalidades. Descobri que os genes definem tendências, não experiências. Tem algo dentro de nós que é mais forte do que as circunstâncias, algo que nos faz acreditar que é possível chegar lá, que vale a pena continuar insistindo. O Movimente-se é isso: é o continuar mesmo com dor, é seguir em frente mesmo na exaustão.

Manifesto Movimente-se:

TEM GENTE QUERENDO EXPLICAR TUDO O QUE ACONTECE NA VIDA.
MAS NA VIDA, TEM COISA QUE NÃO PRECISA SER EXPLICADA.
SÓ PRECISA SER SENTIDA.

COMO O FRIO NA BARRIGA QUE TE EMPURRA PARA FRENTE.
OU O DESEJO DE VENCER QUE TE JOGA NO MUNDO.

ALGUÉM EXPLICA VONTADE?
EXPLICA PRA MIM LIBERDADE.

EXPLICA ESSA COISA QUE NOS COLOCA
EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO.

EXPLICA DESEJO,
EXPLICA PULSÃO.

PENSE.
MAS ANTES DE TUDO:
SINTA

O QUE NOS FAZ DIFERENTES NÃO ESTÁ NO PASSADO.
ESTÁ NO FUTURO. E ISSO NÃO É DETERMINISMO,
É DETERMINAÇÃO.

ELA BATE NO PEITO,
CORRE SOLTA EM SUA VEIAS
E ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO.
TE CONVIDANDO PARA SER MELHOR TODOS OS DIAS.

ACEITE O CONVITE,
MOVIMENTE-SE.

VEJA AQUI O ESTUDO LINGUÍSTICO QUE FIZ A FIM DE CRIAR O CONCEITO E NOME DA COLEÇÃO, QUE SERÁ LANÇADA EM ABRIL DE 2017. POR ISSO, TODOS OS VÍDEOS TÊM SENHA:121212. ENJOY!

VÍDEO CONCEITO: 
Procurei todas as cenas deste vídeos (processo durou dias), e você sabe, como a verba é curta, o desafio foi achar cenas que passassem meu conceito e que fossem baratas. O mesmo aconteceu com a busca da trilha perfeita. Durou diasss! Mas achei, o fato de tocar violino facilita. Esse vídeo está só como marcação, ainda vamos comprar as cenas e editar com um profissional. A sonoplastia será melhor. A ideia é que a pessoa que vê possa ouvir o coração do atleta bater, a respiração ofegante de outro, as rodas do skate correrem no asfalto e o vento cortar o rosto do cara do snow. As cenas são mais esticadas e dão ênfase ao que o atleta está sentindo, o foco é o esforço, aquilo que antecede a vitória.

 

SENHA: 121212

Movimente-se. from Juliana Duarte on Vimeo.

VÍDEO DE COLEÇÃO SURF/SKATE 
A ideia deste vídeo é mostrar produto, mas com uma boa dose de conceito. O Movimente-se surge nos efeitos de câmera, que amarramos em uma linha e fizemos os modelos girá-la. O efeito 360 ficou sensacional. Fiz a busca pela trilha (um reggae com eletrônico - surf e street) e reduzi os efeitos de dubstep com um DJ. Trabalho irado. O roteiro conta a história de um grupo de amigos que invade o Porto do Mucuripe, lugar proibido para civis, para andar de skate e nadar na praia proibida.

 

SENHA: 121212

Maresia Inverno 2017 from Juliana Duarte on Vimeo.

 

VÍDEO DE COLEÇÃO CASUAL
Para a linha casual, criei um roteiro para o ator Marcus Pigossi. O roteiro, em primeira pessoa, fala da indetificação do ator com o DNA da marca e o conceito de coleção.

 

SENHA: 121212

Maresia Inverno 2017 - Linha Casual from Maresia on Vimeo.

 

VÍDEO DE LOOKBOOK
Um vídeo só para mostrar produto. Vídeo moda mesmo, mas consegui trazer o conceito Movimente-se quando sugeri brincar com uma sucessão de fotografias por segundo, criando um efeito stopmotion.

 

SENHA: 121212

MARESIA INVERNO 2017 LOOKBOOK from Juliana Duarte on Vimeo.


VÍDEO DE COLEÇÃO INFANTIL

 

SENHA: 121212

Maresia Inverno 2017 - Linha Infantil from Maresia on Vimeo.

CATÁLOGO SURF/STREET, VEJA AQUI.
Criei a história do catálogo junto com o designer: um grupo de amigos invade o Porto do Mucuripe para andar de skate e pegar onda.

CATÁLOGO DA LINHA CASUAL, VEJA AQUI.

CATÁLOGO DO INFANTIL, VEJA AQUI.